Uma nova revisão abrangente da literatura sobre os benefícios e desafios da integração do treino em realidade virtual melhorada pela sensação ao toque, ou, abreviadamente, háptica VR, nos currículos de educação dentária destaca o potencial transformador da sensação ao toque VR na educação dentária.
Na última década, a simulação háptica RV emergiu como uma ferramenta promissora na educação dentária, oferecendo oportunidades de formação inovadoras para complementar as práticas tradicionais.
Publicada no Journal of Dental Education, a revisão realizada por uma equipa internacional de investigadores, liderada pelo Instituto de Medicina Dentária da Universidade do Leste da Finlândia, examinou as aplicações atuais e o impacto da sensação ao toque da RV na aprendizagem, prática e ensino dentário.
Os investigadores realizaram uma pesquisa bibliográfica completa na PubMed, com foco na investigação publicada entre janeiro de 2010 e janeiro de 2024.
Os termos de pesquisa incluíram medicina dentária, educação, háptico, ensino, formação e realidade virtual.
Das 667 correspondências iniciais, foram selecionados 42 artigos para análise aprofundada.
Além disso, os resultados de um inquérito global a educadores sobre o uso da sensação ao toque da RV na educação dentária foram incorporados na análise.
De acordo com o estudo, a simulação háptica VR demonstrou um valor significativo como ferramenta complementar na prática da simulação dentária.
No entanto, a validação foi identificada como um fator chave para a aceitação dos simuladores hápticos de RV, e são necessárias mais pesquisas e verificações antes que os hápticos de RV possam ser considerados um método primário de aprendizagem de competências manuais na educação dentária.
Os investigadores concluem que, no futuro, a simulação háptica de RV poderá ser utilizada como uma ferramenta de avaliação para o processo de acreditação de estudantes e médicos.
"Apesar da natureza digital do treino melhorado pela sensação tátil de RV, os alunos demonstraram a capacidade de transferir eficazmente as competências manuais para cenários do mundo real. Os educadores têm agora mais opções na estruturação da educação prática pré-clínica e clínica, graças à tecnologia háptica de RV. O o treino individualizado e o feedback proporcionados pelos sistemas tácteis de RV ajudam os alunos a dominar técnicas essenciais, ao mesmo tempo que aumentam o envolvimento e a motivação", afirma o Dr. Szabolcs Felszeghy, da Universidade do Leste da Finlândia, o primeiro autor do estudo.
"A educação dentária apoiada pela tecnologia háptica VR oferece um potencial significativo para enfrentar desafios na formação pré-clínica e clínica. Pode ajudar a mitigar certas limitações dos métodos educacionais atuais. No entanto, a investigação e a validação contínuas são essenciais antes que a sensação tátil A RV possa ser considerada um método primário para desenvolver competências manuais na educação dentária À medida que a tecnologia avança, pode desempenhar um papel cada vez mais importante tanto na aprendizagem como na avaliação na profissão dentária", afirma o professor Murat Mutluay, da Universidade do Leste da Finlândia.
Fonte: University of Eastern Finland / ScienceDaily
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