2014-9-07

ARTIGOS

Crónica

OS 4 P’S DA FRENTE – CRÓNICA DO Dr. Fernando Arrobas

Qual não foi a minha surpresa quando cheguei de férias e abri a caixa de entrada do meu gmail. É certo que um dentista também precisa de ir regularmente ao dentista, mas encontrar tantos e-mails com ofertas de vouchers, check-ups e tabelas de tratamentos gratuitos surpreendeu- me.

Crónica Dr.Fernado Arroba ilustração Diogo Costa

Coincidência ou não, as leituras que gosto sempre de fazer durante o período de descanso anual incidiram especialmente sobre temas como gestão e marketing.
Durante este verão, com a ajuda da luz do sol quente de Agosto, aprendi alguns conceitos de competitividade estratégica, nomeadamente em que consistem os quatro P’s do marketing. Esta classificação, concebida por Edmund Jerome McCarthy e datada de 1960, trata-se do conjunto das quatro variáveis sobre as quais uma empresa pode atuar no sentido de influenciar a procura do seu produto ou serviço e alcançar o sucesso que deseja. Todas começadas, na língua inglesa, pela letra P, são denominadas por “Product”, “Placement”, “Promotion” e “Price”. Embora todas mereçam considerações particulares acerca dos seus limites, sobretudo no que diz res- peito à atuação em áreas como a saúde, foram sobretudo as consequências do risco da
competitividade exclusivamente pelo “Preço” que me alertaram.
É certo que o valor cobrado pelos produtos ou serviços prestados influenciam, de forma
determinante, os lucros que se esperam obter. Contudo, se, por omissão ou desconhecimento, não forem considerados todos os custos, existe o risco de se reduzirem consideravelmente as margens ou estarem mesmo a praticar-se valores abaixo do custo. A isto acrescem ainda as concessões de descontos, as quais podem criar ideias erradas junto dos consumidores, que não regressam e não têm interesse nesses serviços após o cancelamento dos mesmos.
Ao invés, existem outras formas diversas das empresas se diferenciarem como a apre- sentação, o desenvolvimento da marca, a tecnologia, a garantia e os serviços de manu- tenção e reparação. Competir exclusivamente por preços baixos em serviços qualifica- dos, como é o caso da medicina dentária, fomenta apenas a que as empresas deixem de competir pelo futuro e comecem a comprometer, irremediavelmente, os seus lucros e a viabilidade de toda uma classe profissional.
Fernando Arrobas
fernando.arrobas@jornaldentistry.pt
Ilustração: Diogo Costa | dcosta_4@msn.com

Recomendado pelos leitores

Estudo revela que o Bruxismo é uma condição recorrente entre pessoas com transtorno de stresse pós-traumático
ARTIGOS

Estudo revela que o Bruxismo é uma condição recorrente entre pessoas com transtorno de stresse pós-traumático

LER MAIS

Especialistas consideram que eliminar o flúor da água criaria problemas de saúde para além da saúde oral
ARTIGOS

Especialistas consideram que eliminar o flúor da água criaria problemas de saúde para além da saúde oral

LER MAIS

Composto químico responsável pelo mau hálito criado pela Interação entre duas bactérias orais comuns
ARTIGOS

Composto químico responsável pelo mau hálito criado pela Interação entre duas bactérias orais comuns

LER MAIS

Translate:

OJD 123 DEZEMBRO 2024

OJD 123 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.