Dr. Roberto Caproni em 2014-9-19

ARTIGOS

Gestão Mix Marketing

SINERGIA. O TODO É MAIOR QUE A SOMA DA PARTES *Roberto Caproni

Em marketing temos que considerar cinco variáveis: o Produto Clínico, as Pessoas, o Ponto, o Preço e a Promoção, isto é a comunicação com os pacientes. Todo consultório, clínica, farmácia, laboratório ou hospital, geram acções que se encontram dentro destas cinco variáveis e que constituem o Mix de Marketing da organização.

Variáveis de Marketing

O Mix de Marketing é o DNA organizacional. É onde temos os nossos problemas e soluções. O sucesso ou o fracasso de uma organização pode ser previsto em função da:
I – Identidade do Mix de Marketing com os pacientes do público-alvo
II – Coerência entre as variáveis que constituem o Mix de Marketing da organização.
O Mix de Marketing deve ter sinergia.
Sinergia quer dizer que a relação estabelecida entre as partes é, em si e por si, também uma parte. Não apenas uma parte, e sim a parte mais poderosa, mais unificadora e mais importante. Numa organização de saúde que tem sinergia a soma das partes é maior que o todo, isto é, 1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 6 ou mais. Se temos antagonismos entre as ações do Mix de Marketing de um consultório ou de uma clínica, a soma das partes é menor que o todo, isto é, 1+ 1 + 1 + 1 + 1 = 4 ou menos.
Perde-se energia e esforços. Sente-se como se estivesse a acelarar um carro como o travão de mão puxado. Uma consultoria de marketing define o melhor caminho e solta o travão de mão que tolhe a organização.
Numa consultoria de marketing pouco ou nada muda no Produto Clínico, nas Pessoas, no Ponto, no Preço ou na Promoção. O que se faz é eliminar os antagonismos e buscar a sinergia entre estas variáveis do Mix de Marketing, de forma tal que o todo seja maior que a soma das partes.

Desta forma os resultados desejados concretizam-se.
Com sinergia passa-se a ter melhor resultado financeiro, qualidade de vida e prestígio social através do excelente atendimento ao pacientes. A essência da sinergia é valorizar as diferenças, respeitá-las, investir nos pontos fortes e compensar as fraquezas.

*Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pósgraduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.Possui cursos de marketing com as
maiores autoridades mundiais do assunto. É consultor de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior. É autor do livro best seller Marketing Aplicadoà Saúde – O Contato direto com o cliente.Maiores informações sobre o tema poderão ser obtidasno site www.caproni.com.br ou pelo telefax (031)3773-7301.

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