O JornalDentistry em 2019-6-21
Nos próximos dias 28 e 29 de junho o Dr. Celso Orth e a Dra. Maria Fachin realizarão um curso de “Gestão e Inovação em Saúde”. O curso é ministrado na Mollaris Formação Especializada
Dr. Celso Orth
, tem como principal objetivo ajudar os profissionais numa gestão eficaz da clínica com um direcionamento amplo para a organização, ambiente, pessoas e marketing de relacionamento.
O Dr. Celso Orth aborda, em conversa com O JornalDentistry, a importância de trazer este tema para o centro da discussão.
O JornalDentistry - Quais os objetivos do curso?
Dr. Celso Orth – Os conteúdos procuram atender todas as áreas que estão inseridas no dia-a-dia dos consultórios/clínicas de medicina dentária. Vamos focar, entre outras, a parte administrativa, a gestão clínica, a gestão de pessoas e a gestão do atendimento. Está igualmente inserida no curso uma apreciação crítica sobre a transição de profissionais no atendimento, a precaução para evitar riscos e conflitos com pacientes e equipa e um debate sobre os custos do negócio.
A parte didática está intimamente baseada no nosso livro, lançado há poucos meses no Brasil, denominado de “Gestão Clínica e do Atendimento na Odontologia”.
O JornalDentistry - A quem se destina?
Dr. Celso Orth – Compreendemos que as necessidades de todas as pessoas que trabalham nas clínicas serão diretamente impactadas pelo programa do curso. Médicos dentistas, gestores, assistentes, técnicos em prótese dentária e demais profissionais da área de saúde.
O JornalDentistry - Porque considera relevante realizar uma formação sobre gestão em saúde?
Dr. Celso Orth – Acreditamos que os profissionais possuem uma ótima formação nas suas áreas de atuação, mas entendemos que as atividades que são distintas do consultório clínico deixam a desejar. Estas atividades não são integradas no plano de estudos das faculdades. Abordar isso de uma forma clara, direta e replicável, faz diferença na vida profissional de todos os que frequentarem o curso. No geral as mudanças estão a acontecer de forma exponencial, quem ainda vê o caminho como uma construção linear tende a ficar para trás.
O JornalDentistry - Quais os principais desafios que os profissionais de saúde enfrentam quando decidem abrir a sua própria clínica?
Dr. Celso Orth – Os desafios hoje são muitos e difíceis até de serem listados. Compreender o comportamento dos pacientes, respeitando as suas individualidades, pode ser um ponto de equilíbrio que tende a evitar desentendimentos. Nós trabalhamos em clínicas todos os dias, temos uma vasta experiência que pode, de alguma forma, auxiliar nos pilares básicos, mas necessários para abrir e consolidar uma clínica própria.
A abertura de uma clínica própria será um dos conteúdos debatidos. Apresentaremos igualmente diversos modelos de expansão para quem, pela alta demanda de pacientes, necessita de crescer.
O JornalDentistry - Por onde devem começar quando decidem avançar com o negócio?
Dr. Celso Orth – Uma coisa que parece sempre ser simples, mas na maioria das vezes é esquecida mesmo em clínicas de grande dimensão, é a organização. Esta, que pretendemos mostrar com riqueza de detalhes, deve ser o alicerce principal da estratégia do negócio. Fala-se muito, e a todo momento, nos fluxos de trabalho digital, mas esquece-se muitas vezes de que para que eles funcionem corretamente é necessário ter uma infraestrutra de informações atualizada e com riqueza de detalhes. O fluxo começa aí, a parte da tecnologia mais simples e ao mesmo tempo extremamente efetiva.
Começar um empreendimento com alta tecnologia é muito interessante, mas nada funciona sem acesso fácil e rápido ao conjunto de dados que identificam as características de quem vai ser tratado.
O JornalDentistry - Os modelos de gestão, marketing de relacionamento, entre outros, têm evoluído ao longo dos anos. Para os profissionais que já têm a sua própria clínica, como podem manter-se atualizados?
Dr. Celso Orth – Para quem trabalha na área de saúde, existem alguns cuidados que são completamente diferentes de outras atividades que também prestam serviços. Não vendemos produtos, não trabalhamos somente à procura do lucro.
A venda por si só, na área da saúde, não tem propósito e leva-nos a perder o significado e o respeito dos pacientes.
O marketing precisa de ética. O relacionamento está diretamente ligado ao nosso modelo de atendimento. A preocupação que temos com os nossos pacientes e a experiência que os mesmos experimentam ao longo dos tratamentos, sem dúvida, podem orientar as suas escolhas e indicações futuras.
O JornalDentistry - Além da gestão do negócio, ter uma clínica implica uma componente de relacionamento com o paciente. O que devem ter em conta os profissionais em relação ao relacionamento com os pacientes?
Dr. Celso Orth – Os sentimentos provocados pela experiência de ser atendido por um profissional de saúde podem conduzir a atitudes muito positivas ou não. Por vezes os pacientes marcam uma consulta baseados no que viram através do marketing digital. As expetativas são enormes pois a comunicação foi muito bem realizada, porém, ao chegar ao local, logo nos primeiros contactos, a realidade pode ser bem diferente e aquém do esperado.
Esta é uma das condições mais tóxicas que o cérebro pode vir a ter. Uma realidade totalmente diferente da expectável.
Deve existir a correspondência entre o que é anunciado e o que vai ser vivido de verdade.
O JornalDentistry - Que dicas/conselhos daria aos profissionais em relação à sua relação com o paciente?
Dr. Celso Orth – Gostar de atender, escutar e relacionar-se com pessoas, é fundamental para quem trabalha em saúde. Inúmeras vezes as pessoas chegam até nós fragilizadas, fisicamente e emocionalmente, precisam de atenção, não podem ser tratadas como indiferença. Necessitam de ter um rosto e uma voz para serem reconhecidas. Acolher com gentileza torna-nos ainda mais diferenciados.
Não acreditem em fórmulas prontas que servem para todos, não acreditem no caminho mais fácil, o trabalho tende a ser duro e executado de forma singular, respeitando as circunstâncias que envolvem cada clínica de uma forma especial.
“Humanização” talvez seja a palavra chave que mais exemplifica um bom relacionamento e atendimento dos pacientes.
Artigo publicado na edição digital e impressa do "O JornalDentistry" de abril de 2019