O JornalDentistry em 2018-2-01

NOTÍCIAS

Segurança Informática

Mastercard pretende que biometria seja o padrão de segurança nos pagamentos digitais

No âmbito da implementação da nova diretiva PSD2, a Mastercard anunciou um roteiro que tem em vista a melhoria da segurança dos pagamentos digitais, que passa por tornar a biometria no padrão de autenticação de pagamentos digitais até meados de 2019, através de parcerias com bancos e instituições financeiras

A MasterCard apresentou hoje um novo quadro de referência com o objetivo de ajudar os bancos, comerciantes e parceiros a ampliar a segurança dos pagamentos e a melhorar a experiência dos consumidores no atual crescentemente digital. O roteiro integra um novo conjunto de serviços de segurança, baseados em tecnologias como a biometria e a inteligência artificial, para agilizar a adoção de dados biométricos, estabelecendo-os como padrão para autenticação de pagamentos digitais até abril de 2019.

A Mastercard refere que a tecnologia baseada em sistemas biométricos vem permitir a compra através de uma simples autenticação com uma impressão digital, leitura da retina, reconhecimento facial ou voz, sem necessidade de se recordarem de múltiplas passwords complexas.

Ainda segundo a Mastercard, a grande maioria dos consumidores - 93% - preferem utilizar sistemas biométricos para a autenticação dos seus pagamentos e outros serviços financeiros, em vez de passwords. Num estudo realizado recentemente pela Universidade de Oxford em colaboração com a Mastercard, 92% dos profissionais da banca demonstraram tencionar adotar sistemas biométricos nos próximos anos. Os bancos também relatam que quando essa autenticação por via de sistemas biométricas é usada o interesse dos clientes na compra aumenta. Por seu turno verifica-se uma redução em 70% das taxas de abandono por comparação com outros métodos como o One Time Password, que é enviado via SMS, demonstrando que no primeiro caso a experiência dos utilizadores é superior.

"As tecnologias baseadas em sistemas biométricos vêm responder às expetativas dos consumidores de obterem as soluções de pagamento seguras do futuro, em sintonia com a crescente digitalização dos estilos de vida. Isso traz benefícios significativos para os consumidores, comerciantes e bancos, mas também melhora a experiência de compra em resultado da maior segurança. A nossa liderança neste campo vem revelar a nossa capacidade de adaptação aos anseios e aos novos tipos de utilização de consumidores na Europa e no resto do mundo", salienta Carlo Enrico, presidente da Mastercard para a Europa Ocidental.

Segundo Paulo Raposo, country manager da Mastercard Portugal, "os consumidores estão bastante receptivos aos sistemas biométricos", já que o último barómetro de pagamentos digitais da empresa reportou que "mais de 40% dos consumidores manifestaram interesse na validação biométrica do pagamento, em alternativa a outras formas de identificação, pelo facto de ser mais convenientes, seguro e rápido".

A Mastercard tem vindo a agilizar, desde há muitos anos, o desenvolvimento da tecnologia em sistemas biométricos de pagamento, tendo no âmago a melhoria da experiência dos consumidores e da segurança, quer online como offline. O Mastercard Identity Check, por exemplo - disponível já em 37 países em todo o mundo - é uma solução de autenticação baseada em aplicações que permitem aos consumidores utilizar identificadores biométricos, como a impressão digital, leitura da retina, e reconhecimento facial, para verificarem a sua identidade quando utilizam um dispositivo móvel durante compras ou atividades bancárias realizadas on-line.

Um quadro de referência para melhorar a experiência e a segurança dos consumidores num mundo digital

Os sistemas biométricos e as tecnologias de avaliação de comportamentos vêm reduzir drasticamente a fricção, ao disponibilizarem formas mais simples e seguras dos consumidores realizarem os seus pagamentos em todos os canais. A Mastercard criou um conjunto de serviços de segurança para estimular a transição para esta nova forma de autenticação - de acordo com os futuros requisitos europeus de Autenticação Forte dos Clientes (SCA) resultante da PSD2 – e fornecer uma abordagem gradual, com vista a uma experiência do consumidor melhorada e uma segurança alargada.

No final de janeiro deste ano, a Mastercard vai disponibilizar aos bancos um novo serviço de decisão e detecção de fraude baseado em inteligência artificial, com o propósito restringir ainda mais as fraudes e promover o aumento da aprovação de transações genuínas (o Mastercard's Decision Intelligence).

Além disso, o novo serviço de notificação de alertas de transações realizadas em dispositivos móveis criado pela Mastercard, vai permitir aos consumidores controlar melhor os seus gastos. O trabalho desenvolvido pela Mastercard, conjuntamente com bancos e instituições financeiras para implementar esta nova funcionalidade, será disponibilizado até julho deste ano (2018).

A partir de outubro de 2018, os consumidores já não terão de fazer nada quando os seus cartões expirarem; A Mastercard comunicará de modo seguro os novos detalhes do cartão a todos os seus comerciantes preferenciais (através do Atualizador de facturação automático) - e, bloqueará essas transações, caso os clientes não as considerem sejam relevantes.

Por último, em abril de 2019, também o Mastercard Identity Check passa a substituir o SecureCode, permitindo que a biometria se torne a nova experiência segura de verificação com apenas um clique.

Com esta abordagem, a Mastercard ajuda os seus parceiros, não apenas a cumprir os requisitos da PSD2, mas a ir mais longe, otimizando a experiência de checkout com evidente impacto no aumento de negócio para comerciantes e bancos.

Uma vez mais, a Mastercard revela-se como parceiro tecnológico de preferência em momentos de mudança, em que parceiros e consumidores exigem soluções de pagamento simples, seguras e convenientes.

Fonte: ITInsight   www.itinsight


 

Recomendado pelos leitores

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa lidera na investigação científica portuguesa
NOTÍCIAS

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa lidera na investigação científica portuguesa

LER MAIS

A FDI (World Dental Federation) defende a saúde oral na 77ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra
NOTÍCIAS

A FDI (World Dental Federation) defende a saúde oral na 77ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra

LER MAIS

Prof. Dr. André Mariz de Almeida coordena missão humanitária no Quénia
NOTÍCIAS

Prof. Dr. André Mariz de Almeida coordena missão humanitária no Quénia

LER MAIS

Translate:

OJD 118 JUNHO 2024

OJD 118 JUNHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.