Os lembretes por mensagens de texto podem ajudar a melhorar os hábitos de escovagem dentária nos adolescentes, especialmente nos de famílias com baixos rendimentos, mostrou um novo estudo.
Investigadores da Universidade de Sheffield, em colaboração com as Universidades de Cardiff, Leeds, York e Dundee, investigaram a eficácia de um novo programa concebido para incentivar melhores hábitos de escovagem e reduzir a cárie dentária nos alunos do ensino secundário.
A cárie dentária é uma doença muito frequente que afecta um terço dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Isto aumenta para quase metade dos jovens que vivem em zonas de pobreza. Os jovens com cáries dentárias sofrem frequentemente de dores de dentes, perda de sono e problemas alimentares. Afeta também a saúde física geral e o bem-estar mental e pode levar ao aumento das faltas escolares.
O ensaio BRIGHT, publicado na revista Health Technology Assessment, incluiu uma aula em sala de aula e mensagens de texto duas vezes por dia sobre a escovagem dentária. Os investigadores envolveram 4.680 alunos de 42 escolas de Inglaterra, Escócia e País de Gales.
Embora o impacto global na prevenção da cárie não tenha sido significativo, a intervenção mostrou um efeito positivo nos hábitos de escovagem auto-referidos seis meses mais tarde.
O relatório sugere que o programa pode ser particularmente benéfico para estudantes de famílias com baixos rendimentos, uma vez que a análise encontrou algumas evidências de prevenção da cárie dentária neste grupo.
A professora Zoe Marshman, da Faculdade de Medicina Dentária Clínica da Universidade de Sheffield, que co-liderou o estudo BRIGHT, afirmou: "Verificámos os dentes de quase 4.700 alunos do ensino secundário no início do estudo e após dois anos e meio. Os alunos que receberam a lição e as mensagens de texto relataram escovar os dentes com mais frequência após seis meses, mas não tiveram menos cáries ou placa bacteriana após dois anos e meio. outros, sugerindo um potencial para.
"A cárie dentária e todas as suas consequências negativas, como a dor de dentes, a perda de sono e os problemas alimentares, são muito comuns nas crianças em idade escolar secundária. Embora as iniciativas escolares para crianças entre os 4 e os 11 anos tenham sido realizadas há décadas, há muito pouco para as escolas secundárias.
“No entanto, esta é uma fase crítica para que as práticas de escovagem dentária se tornem um comportamento estabelecido na idade adulta. a cárie dentária”.
As mensagens de texto e as aulas foram bem recebidas pelos alunos e professores. Embora tenham sido identificados desafios na entrega de mensagens de texto, os planos de aula foram descarregados quase 1.000 vezes.
Os investigadores vão agora utilizar estes resultados para encontrar melhores formas de ajudar os alunos do ensino secundário a manter os dentes saudáveis. O estudo destacou ainda a necessidade de compreender melhor os fatores que influenciam os hábitos de saúde oral dos adolescentes, principalmente o consumo de açúcar.
James Colliver, gestor principal de aprendizagem da Outwood Academy City, Sheffield participou no teste BRIGHT. Ele disse: "Temos muitos alunos a perder os dentes, por isso achei que definitivamente valeu a pena. Uma das raparigas, de 12 anos, que estava na turma, disse-me que já tinha arrancado oito dentes, por isso foi o que aconteceu. Sinto que isso foi realmente importante."
A saúde dentária é agora um conteúdo obrigatório do currículo de educação para a saúde das escolas primárias e secundárias em Inglaterra. O ensaio BRIGHT envolveu o desenvolvimento e avaliação de uma nova intervenção que abrange o conteúdo de saúde dentária para as escolas secundárias.
Fonte: University of Sheffield / MedicalXpress
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