O JornalDentistry em 2016-11-29

TENDÊNCIAS

O Médico Dentista também precisa de gestão estratégica?

Se esse médico dentista for gerente e/ou sócio de uma clínica dentária, a resposta que a MedSUPPORT dá é clara e inequívoca: sim.

Comecemos por analisar a diferença entre um sonho e um objetivo: é a
diferença entre encontrar uma moeda no chão e procurar moedas em locais
de grande afluência de público com um detetor de metais – chamamos a
atenção que este exemplo é meramente ilustrativo já que “é proibida a
utilização e o transporte de detetores de metais não licenciados para efeito
de pesquisa em monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias
de classificação”.

Comecemos por analisar a diferença entre um sonho e um objetivo: é a diferença entre encontrar uma moeda no chão e procurar moedas em locais de grande afluência de público com
um detetor de metais – chamamos a atenção que este exemplo é meramente ilustrativo já que “é proibida a utilização e o transporte de detetores de metais não licenciados para efeito
de pesquisa em monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias de classificação”. Retomando o exemplo anterior, a diferença entre o sonho de encontrar a
moeda e o objetivo de encontrar uma ou mais moedas está na existência de
um plano de suporte ao objetivo estabelecido.
Após estabelecer o objetivo foram estabelecidas as ações que permitirão atingir esse objetivo e, finalmente, a execução das ações permitirão atingir o objetivo. Ou, caso isso não se venha a concretizar, refazer o conjunto das ações (plano) ou
alternativamente alterar o objetivo.
Se imaginarmos que no passado existiam quantidades enormes de moedas num solo com poucos exploradores será fácil aceitar que, qualquer que fosse o percurso escolhido, acabar-se-ia por se encontrar várias moedas. Esse já não é o tempo em que vivemos. Agora que o número de exploradores aumenta a ritmos elevados e os perigos do percurso são também em número crescente, só os que tiverem um plano e forem capazes de o implementar, adaptar, alterar,
e estabelecer novos objetivos sempre que necessário serão capazes de localizar e obter as moedas.
Num mercado em constante evolução, as clínicas dentárias enfrentam desafios cada vez maiores aos quais não conseguirão sobreviver sem a formulação e implementação de
estratégias.
A gestão estratégica mais não é do que um conjunto de opções e diretrizes que os líderes das organizações devem determinar para que a clínica tenha um desenvolvimento de
longo prazo. Pensar em estratégia é estar preparado para enfrentar e vencer os desafios, detetar ameaças e oportunidades que hoje ainda não existem.
Os gestores deverão conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica. Aliás, não só os gestores, como todos os funcionários e prestadores de serviços,
devem ser envolvidos neste processo. Permite ainda uma visão temporal mais favorável à sobrevivência da organização, pensando-se constantemente a curto e longo prazo.
A diferença entre estes dois conceitos resume-se à diferença entre “fazer bem as coisas” (Eficiência) e “fazer as coisas certas” (Eficácia). Ao preocuparem-se tanto em fazer bem as coisas, os médicos dentistas esquecem-se de verificar
se estão a fazer as coisas certas. A perspetiva estratégica ajuda a encontrar um compromisso entre a eficiência e a eficácia.
A MedSUPPORT, sempre que tem oportunidade, apoia também os médicos dentistas seus clientes na gestão estratégica das suas clínicas, procurando criar condições para que os líderes destas organizações possam refletir e trocar ideias sobre os seus planos e objetivos. O desafio principal é a atribuição de tempo que é necessário para desenvolver este
trabalho com sucesso, uma vez que por norma acumulam a gestão com o desempenho de funções clínicas que os absorvem por completo. Mas este
é o primeiro passo: reservar tempo para a gestão estratégica.
Com este tempo disponível devem ser tomadas boas decisões sobre como o aplicar, e a este nível a MedSUPPORT recomenda aplicá-lo em reuniões com a equipa da clínica, além de uma participação ativa nas reuniões com a MedSUPPORT. Recomenda, ainda, a participação ativa
em eventos da área e reservar tempo efetivo para refletir e tomar decisões sobre o conhecimento adquirido nestas interações e, finalmente,
mas não menos importante, dar a conhecer à equipa as decisões tomadas
e os objetivos a atingir.
A realização de eventos como a Expo-Dentária são importantes e uma visita ou participação devem ser aproveitadas para interagir, conhecer, questionar e refletir. Celebra-se
este ano a 25ª edição do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, sendo por isso especial.
Os nossos clientes tiveram ao seu dispor a maioria da área do stand que a MedSUPPORT lhes reservou, permitindo desfrutar de um ambiente relaxado onde todos partilham o conceito de qualidade que a MedSUPPORT apoia e promove em cada uma das clínicas, seja qual for o nível de serviço atingido.
Com este formato, o espaço da MedSUPPORT não só fomenta a convivência como também a partilha de experiências entre profissionais que, por partilharem objetivos
– como a eficácia, a qualidade e a segurança –, têm a oportunidade de partilhar uma visão própria e uma experiência que são únicas.


Mais informações: MedSUPPORT
Tel.: 229 445 650
www.medsupport.pt
www.facebook.com/medsupport

Recomendado pelos leitores

Qual é o seu “porquê”?
TENDÊNCIAS

Qual é o seu “porquê”?

LER MAIS

Deteção precoce do cancro oral com  utilização de  algoritmos de Inteligência Artificial (IA)
TENDÊNCIAS

Deteção precoce do cancro oral com utilização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA)

LER MAIS

A inteligência artificial na anestesia dentária
TENDÊNCIAS

A inteligência artificial na anestesia dentária

LER MAIS

Translate:

OJD 123 DEZEMBRO 2024

OJD 123 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.