O JornalDentistry em 2016-11-29

TENDÊNCIAS

O Médico Dentista também precisa de gestão estratégica?

Se esse médico dentista for gerente e/ou sócio de uma clínica dentária, a resposta que a MedSUPPORT dá é clara e inequívoca: sim.

Comecemos por analisar a diferença entre um sonho e um objetivo: é a
diferença entre encontrar uma moeda no chão e procurar moedas em locais
de grande afluência de público com um detetor de metais – chamamos a
atenção que este exemplo é meramente ilustrativo já que “é proibida a
utilização e o transporte de detetores de metais não licenciados para efeito
de pesquisa em monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias
de classificação”.

Comecemos por analisar a diferença entre um sonho e um objetivo: é a diferença entre encontrar uma moeda no chão e procurar moedas em locais de grande afluência de público com
um detetor de metais – chamamos a atenção que este exemplo é meramente ilustrativo já que “é proibida a utilização e o transporte de detetores de metais não licenciados para efeito
de pesquisa em monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias de classificação”. Retomando o exemplo anterior, a diferença entre o sonho de encontrar a
moeda e o objetivo de encontrar uma ou mais moedas está na existência de
um plano de suporte ao objetivo estabelecido.
Após estabelecer o objetivo foram estabelecidas as ações que permitirão atingir esse objetivo e, finalmente, a execução das ações permitirão atingir o objetivo. Ou, caso isso não se venha a concretizar, refazer o conjunto das ações (plano) ou
alternativamente alterar o objetivo.
Se imaginarmos que no passado existiam quantidades enormes de moedas num solo com poucos exploradores será fácil aceitar que, qualquer que fosse o percurso escolhido, acabar-se-ia por se encontrar várias moedas. Esse já não é o tempo em que vivemos. Agora que o número de exploradores aumenta a ritmos elevados e os perigos do percurso são também em número crescente, só os que tiverem um plano e forem capazes de o implementar, adaptar, alterar,
e estabelecer novos objetivos sempre que necessário serão capazes de localizar e obter as moedas.
Num mercado em constante evolução, as clínicas dentárias enfrentam desafios cada vez maiores aos quais não conseguirão sobreviver sem a formulação e implementação de
estratégias.
A gestão estratégica mais não é do que um conjunto de opções e diretrizes que os líderes das organizações devem determinar para que a clínica tenha um desenvolvimento de
longo prazo. Pensar em estratégia é estar preparado para enfrentar e vencer os desafios, detetar ameaças e oportunidades que hoje ainda não existem.
Os gestores deverão conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica. Aliás, não só os gestores, como todos os funcionários e prestadores de serviços,
devem ser envolvidos neste processo. Permite ainda uma visão temporal mais favorável à sobrevivência da organização, pensando-se constantemente a curto e longo prazo.
A diferença entre estes dois conceitos resume-se à diferença entre “fazer bem as coisas” (Eficiência) e “fazer as coisas certas” (Eficácia). Ao preocuparem-se tanto em fazer bem as coisas, os médicos dentistas esquecem-se de verificar
se estão a fazer as coisas certas. A perspetiva estratégica ajuda a encontrar um compromisso entre a eficiência e a eficácia.
A MedSUPPORT, sempre que tem oportunidade, apoia também os médicos dentistas seus clientes na gestão estratégica das suas clínicas, procurando criar condições para que os líderes destas organizações possam refletir e trocar ideias sobre os seus planos e objetivos. O desafio principal é a atribuição de tempo que é necessário para desenvolver este
trabalho com sucesso, uma vez que por norma acumulam a gestão com o desempenho de funções clínicas que os absorvem por completo. Mas este
é o primeiro passo: reservar tempo para a gestão estratégica.
Com este tempo disponível devem ser tomadas boas decisões sobre como o aplicar, e a este nível a MedSUPPORT recomenda aplicá-lo em reuniões com a equipa da clínica, além de uma participação ativa nas reuniões com a MedSUPPORT. Recomenda, ainda, a participação ativa
em eventos da área e reservar tempo efetivo para refletir e tomar decisões sobre o conhecimento adquirido nestas interações e, finalmente,
mas não menos importante, dar a conhecer à equipa as decisões tomadas
e os objetivos a atingir.
A realização de eventos como a Expo-Dentária são importantes e uma visita ou participação devem ser aproveitadas para interagir, conhecer, questionar e refletir. Celebra-se
este ano a 25ª edição do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, sendo por isso especial.
Os nossos clientes tiveram ao seu dispor a maioria da área do stand que a MedSUPPORT lhes reservou, permitindo desfrutar de um ambiente relaxado onde todos partilham o conceito de qualidade que a MedSUPPORT apoia e promove em cada uma das clínicas, seja qual for o nível de serviço atingido.
Com este formato, o espaço da MedSUPPORT não só fomenta a convivência como também a partilha de experiências entre profissionais que, por partilharem objetivos
– como a eficácia, a qualidade e a segurança –, têm a oportunidade de partilhar uma visão própria e uma experiência que são únicas.


Mais informações: MedSUPPORT
Tel.: 229 445 650
www.medsupport.pt
www.facebook.com/medsupport

Recomendado pelos leitores

Resinas de última geração - O novo padrão
TENDÊNCIAS

Resinas de última geração - O novo padrão

LER MAIS

Cirurgia oral assistida por robótica e Inteligência artificial (IA)
TENDÊNCIAS

Cirurgia oral assistida por robótica e Inteligência artificial (IA)

LER MAIS

A sua clínica não pode atuar como uma linha de montagem
TENDÊNCIAS

A sua clínica não pode atuar como uma linha de montagem

LER MAIS

Translate:

OJD 122 NOVEMBRO 2024

OJD 122 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.