JornalDentistry em 2024-6-07

TENDÊNCIAS

A essencialidade dos processos na organização de uma empresa de saúde

É inevitável reconhecer que os processos não devem estar atrelados às contingências, nem de acordo com as circunstâncias ou factos do momento.

Oestado de espírito ou humor não podem reger o dia-a- -dia numa empresa. Isso entra visivelmente em conflito com as boas práticas que devem ser adotadas.
Fazer às vezes? Não! Fazer sempre.
Processos devem ser prioridades, devem ser claros e com- preensíveis para todos os envolvidos, com existência diária e independente de qualquer fator imprevisto.
As rotinas, que podemos considerar como sinónimas de processos, fazem-nos despender menos energia. Ao contrário, quando não as temos, o improviso passa a ser o padrão de atuação.
A partir deste ponto, reconhecidamente, as dificuldades de administrar são agravadas.
Também se torna evidente que a disciplina é fundamental para garantir o cumprimento dos processos, deve ser parte integrante da cultura organizacional. Particularmente, atribuo a minha disciplina ao desporto. Tive a oportunidade de fazer a graduação, antes da medicina dentária, em Educação Física. A minha atividade no voleibol, como treinador e pre- parador físico, ensinaram-me muitas coisas.
Aprender a vencer e, principalmente, entender as derrotas. Saber que uma substituição num jogo pode ser a conse- quência de falhas e que alguém melhor no momento pode fazer a diferença.
Saber que ao lesionar-se, ou não obedecer às normas, a consequência é ficar de fora e não participar.
Ter a noção de que as críticas são necessárias para o cres- cimento. Com elas aprende-se a ouvir, admitir e reconhecer. Mudar passa a ser o paradigma.
O desporto de alto rendimento tem processos. São claros e incontestáveis.
Uma sugestão é que tenhamos registos detalhados de todos os processos, de tal forma evidentes, que possam fazer parte da prática diária. Sem sofrimento.
Documentar a sequência das atividades rotineiras, à primeira vista, parece desnecessário, mas simplifica o dia-a-dia.
A noção exata de como e porquê agir impulsiona a nossa empresa rumo à excelência operacional.
Reflitam sobre isso.


 

Dr. Celso Orth — Graduado em Medicina Dentária - UFRGS; MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getulio Vargas; Educador Físico - IPARS; Membro Fundador da Academia Brasileira de Odontologia Estética; Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética; Palestrante de Gestão na Prestação de Serviços na área da saúde; Reabilitador que trabalha em tempo integral na Clínica Orth - Rio Grande do Sul - Brasil. Para enviar questões e solicitar esclarecimentos: celsoantonioorth@gmail.com

 

Recomendado pelos leitores

Qual é o seu “porquê”?
TENDÊNCIAS

Qual é o seu “porquê”?

LER MAIS

Deteção precoce do cancro oral com  utilização de  algoritmos de Inteligência Artificial (IA)
TENDÊNCIAS

Deteção precoce do cancro oral com utilização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA)

LER MAIS

A inteligência artificial na anestesia dentária
TENDÊNCIAS

A inteligência artificial na anestesia dentária

LER MAIS

Translate:

OJD 123 DEZEMBRO 2024

OJD 123 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.