O JornalDentistry em 2020-11-17
Uma estratégia de marketing para o consultório dentário eficiente é construída a partir de três pilares básicos: atendimento, divulgação e preço dos serviços. É importante que saiba que o marketing não tem a ver apenas com a divulgação e que é preciso definir o seu objetivo ao planear uma campanha.
As possibilidades para um campanha eficaz são:
—Aumentar o número de pacientes: foco no volume, e não na qualidade. Risco de conseguir clientes aventureiros, mau pagadores ou que só se interessam pelo preço.
—Aumentar a lucratividade do consultório dentário: foco em gerar valor para o cliente. Incentivo às idas frequentes ao consultório, envio de comunicados – tudo para consolidar um compromisso do paciente com a sua clínica.
— Divulgar uma nova clínica : foco em tornar a marca conhecida. Atrair clientes pelos serviços de qualidade (e não por menor preço), fornecendo conteúdo informativo on-line sobre saúde e higiene oral.
Como desenvolver os três pilares de uma estratégia de marketing para consultório dentário.
— Experiência do paciente
Uma estratégia de marketing dentário não se faz só com divulgação, mas com um conjunto de elementos que é capaz de fazer com que as pessoas das redondezas percebam que tem algo que é útil para elas.
Nesse conjunto, entram, claro, a divulgação, mas também o preço e a experiência do paciente no consultório.
Em Medidcina Dentária, zelar pela experiência do paciente é marcar consultas com agilidade, recepcioná-lo com simpatia na clínica, ter um staff treinado e capacitado, fazer um atendimento humanizado e um pós-venda que mantenha o paciente comprometido.
Se o paciente tiver uma experiência especial no consultório, a tendência é que retorne e ainda indique a sua clínica. E aí tocamos num ponto essencial de uma estratégica de marketing dentário, que é o marketing de indicação.
Quando tem “pacientes divulgadores”, os benefícios são muitos. A começar por conseguir um público segmentado.
— Divulgação
Faça com que o seu consultório seja encontrado! Uma estratégia de marketing dentário não está completa sem a divulgação. Pode fazer isso por meios off-line e on-line, dependendo do comportamento do alvo que quiser atingir.
Um passo básico da divulgação é inserir a sua clínica no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que dá visibilidade à sua marca. É uma ferramenta fácil de usar e que vai possibilitar que tenha presença on-line. Vai gerindo a informações (textos, fotos e vídeos), inserir a localização da clínica o telefone e responder aos comentários.
Outra forma é divulgar seu consultório nas redes sociais, a partir de um perfil comercial. Faça posts patrocinados e crie filtros para localidade (cidade ou bairro) e perfil de usuário para alcançar as pessoas certas para a sua clínica.
Com a página criada, gere conteúdos informativos para o seu público sobre higiene oral em linguagem clara e acessível ao público geral. Com uma estratégia de marketing para consultório dentário bem definida, as chances de se tornar uma referência na sua área são grandes.
—Preço
O preço é importante para comunicar a sua proposta de valor ao paciente. Em clínicas populares, por exemplo, os custos dos serviços são coerentes com o que os clientes podem pagar. Já num consultório de luxo, o preço não é visto como um empecilho, uma vez que os pacientes já sabem o que os aguardam e estão dispostos a pagar mais.
A precificação dos serviços do seu consultório precisa levar em consideração algumas variáveis, como:
Custos fixos e variáveis da clínica
O preço da concorrência
Perfil da sua clínica (popular ou luxo)
Experiência profissional adquirida ao longo do tempo
Os custos fixos são o aluguer do imóvel, salário dos funcionários internet, luz e telefone, por exemplo. Os custos variáveis oscilam conforme o número de atendimentos e dizem respeito a materiais utilizados nos diferentes procedimentos. Quanto mais atendimentos se fizer, maiores serão os gastos.
O perfil da clínica tem a ver com o seu público-alvo. Os serviços oferecidos têm de estar dentro da expectativa dos seus pacientes. A experiência profissional deve entrar no cálculo de preço porque se dedicou tempo e dinheiro para avançar de patamar de conhecimentos e oferecer uma técnica exclusiva ou um know-how que o concorrente não possui.